Que objetivos você tem?

Um carro 1.0, financiado, custa 513 dias de trabalho para um brasileiro com renda média (R$ 1.224). Isso considerando que a pessoa guardaria seu dinheiro exclusivamente pra ao carro, sem pagar casa, comida e despesas essenciais. A estimativa feita pela FGV, e publicada ontem na Folha, mostra que a maneira que projetamos nossas compras é fundamental para gastar bem. Quando pensamos nos dias de trabalho para pagar algo, repensamos o que é realmente necessário (e em que prazo, pagando quantos dias de trabalho pelos juros).

o preco da compra

O conselho dos educadores financeiros é traçar os objetivos de curto prazo (um ano), médio prazo (até dez anos) e longo prazo (mais de dez anos). Por mais consciente que uma pessoa seja, dificilmente vai pensar seu trabalho diário como ferramenta para atingir uma meta em 10 anos – a não ser que tenha essa meta escrita, planejada e razoavelmente detalhada.

Em um workshop realizado na semana passada, na empresa que trabalho, a tarefa era fazer uma lista de coisas que levam 5 minutos do dia, mas que não fazemos alegando falta de tempo. Ou seja, não estamos planejando nem o nosso dia, quanto mais os bens que queremos ter a longo prazo. Podemos mudar, não?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s