Mais perto da política, ou da democracia

Política é uma palavra que afasta. Democracia que aproxima.

Ao menos essa é minha visão, e imagino que de mais muitos brasileiros descrentes com os políticos atuais, mas nem por isso conformados com a situação atual do País.

O site Cidade Democrática.org.br cumpre de certa forma essa reaproximação do cidadão com a política, incentivando o envio de propostas e dos problemas mais pertinentes de cada cidade, para ser iniciado um diálogo e buscadas as soluções.

Participam do site, além de cidadãos, gestores públicos, entidades (como ONGs, empresas e universidades) e representantes do poder público, que podem debater questões de uma cidade específica ou de todo o País.

Interessante foi ver que, apesar do site dar o mesmo destaque para o envio de propostas e para o de problemas, o número de propostas enviadas já é bem maior que o de problemas (2539 contra 1893).

É uma evolução, as pessoas pararem de apenas reclamar e sugerirem possíveis soluções.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Mais perto da política, ou da democracia

  1. Parabéns pelo post! O Cidade se destaca por ser um espaço não só de proposição, mas muito mais de colaboração entre as pessoas em torno das causas públicas.
    E o que você conclui ao final traduz muito bem o que acaba acontecendo dentro da plataforma. Acabam surgindo muito mais ideias do que perguntas, e o legal que quando uma pessoa indica um problema (pergunta) qualquer um pode ir lá e colaborar com a solução do problema, seja indicando uma organização que atende aquela demanda, ou se unindo a causa e agendando mobilizações e articulações!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s