Evoluindo, sem nem perceber

Quando você está fazendo algo tão focado que não vê o tempo passar, provavelmente está evoluindo e, o melhor, está alimentando sua felicidade.

Esse momento, de total concentração e envolvimento em algo que se está fazendo, é o chamado estado de “flow”, uma explicação interessante do psicólogo húngaro Mihaly Csíkszentmihályi. De acordo com ele, o “flow” ocorre quando estamos  em um caminho central entre o tédio e a ansiedade:

Nesse caminho central precisamos ter desafios/ tarefas para serem superadas, mas também precisamos ter a confiança de que somos capazes de superá-las. E é aí que entra a evolução pessoal.

Quando a dificuldade do desafio que temos em mãos aumenta, nós ficamos ansiosos e perdemos o “flow”, a corrente. Como nos sentimos bem apenas dentro do flow, automaticamente nos empenhamos para aumentar nossas habilidades e sermos capazes de superar o desafio. Crescemos.

Outra conclusão brilhante dessa teoria é que a felicidade, se pensada dentro desse gráfico, não está em seu extremo nem em um local específico, mas sim em toda a faixa de “flow”. O gráfico é uma maneira visual bem clara de enxergarmos que a felicidade não está em um ponto único ou em um objetivo, está no caminho de evolução que cada um traça para si.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s