O que o número diz

Steve Harisson, um jornalista inglês, publicou um Guia para jornalistas trabalharem melhor com números (compartilhada por @dosvald).

Para jornalistas e leitores aprenderem a ser mais espertos, os pontos mais críticos abordados por ele:

Confundir quantidade com taxa
Para comparar um evento semelhante em diferentes localidades, você deve olhar para o número de vezes que ele aconteceu (quantidade) dividido pelo número de pessoas que participaram ou poderiam ser afetadas por ele (a população). Isso serve, por exemplo, quando vemos que uma cidade tem um número alto de assaltos, mas que pode ser irrisório se comparado com uma cidade vizinha, que tem números mais baixos mas também uma população muito menor.

Entender média como número absoluto
Por exemplo, uma notícia que o preço médio dos imóveis caiu precisa ter detalhada qual é o valor que está sendo usado na média, om período de tempo escolhido e a que parte do País esses números se referem. Ao ver que um preço médio caiu ou subiu, veja “o que essa média inclui e, melhor, o que ela exclui”.

Não fazer as contas
Se um release diz que um certo valor irá subir x% ao ano, o jornalista tem a obrigação de fazer a conta para o leitor, e mostar o custo que isso representará a mais pra ele no ano. Tome cuidado apenas ao ler números arredondados, pois pode haver um porquê nisso ter sido feito.

Não mostrar a história completa
Na hora de resumir é tentador publicar apenas o número principal de uma pesquisa, mas a comunicação deve contemplar qual a base de comparação, a margem de erro e outras informações que são muitas vezes descartadas por serem consideradas menos importantes.
Uma solução: use gráficos e aproveite as ferramentas da web. Gráficos interativos, linha do tempo, colaboração do leitor e acesso às tabelas originais são sempre uma opção.

Essa visão crítica dos números é útil para jornalistas aprenderem a prestar mais atenção no discurso que “compram” (por se impressionarem com grandes números) e para todo e qualquer leitor, que dificilmente faz uma análise do porquê cada valor foi publicado.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s