Interesse de quem?

O detergente Tide (da gigante Procter and Gamble) está este mês mantendo funcionários em Tunkhannock, na Pensilvânia, cidade há pouco devastada por enchentes, para uma causa interessante – há quem diga “interessante a eles”, há quem diga “de interesse da sociedade”.

Uma lavanderia temporária, montada no estacionamento de um Walmart, lava, seca e dobra as roupas dos moradores da cidade, que tiveram suas casas inundadas.

A ação é parte de um projeto, Loans of Hope, iniciado em 2005, quando o furacão Katrina devastou  New Orleans. De lá pra cá, a equipe formada pela empresa já esteve mais 4 vezes no local e realizou o mesmo serviço em outras cinco cidades norte-americanas.

A marca hoje tem um site específico para o projeto – onde os consumidores inserem o código de barras do produto adquirido para que 1 dólar seja doado para a causa -, videos publicados na FanPage no Facebook e milhares de citações na mídia e nas redes sociais, elogiando a ação.

Há quem diga que essa é uma ação de marketing baseada em uma tragédia, que se aproveita de uma situação crítica para aumentar as vendas de um produto e para divulgar a marca. Eu sou mais o pensamento de que qualquer ajuda é ajuda. Se os dois lados, marca e consumidor, podem sair lucrando da situação, ainda melhor.

Aqui no Brasil não faltam cenários como esses, para que as marcas nacionais de detergentes (e de tantos outros produtos) inspirem-se a agir também.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s