Twitter pra quê?

As pessoas não sabem por que estão no Twitter.

Vendo a publicação desse infográfico, feito pelo Lab42, reafirmei minha impressão. A maioria dos usuários da pesquisa entrou no Twitter porque os amigos também estavam (33%) ou só por curiosidade (30%), sem um objetivo específico.

E assim essas pessoas permaneceram: 69% continuam na rede achando novos usuários para seguir de acordo com a recomendação dos amigos, enquanto só 47% usa a busca para encontrar uma pessoa ou tema de interesse específico.

Não acho de verdade que será sempre assim. Imagino que cada vez mais as pessoas utilizarem o twitter para momentos e temas específicos. O YouPix, por exemplo, deixou essa impressão.

Ali, o Twitter foi utilizado como um facilitador da comunição pelas pessoas presentes no evento, que o usavam em tempo real para interagir nas palestras e para trocar contatos com quem estava no mesmo local. Enquanto isso, os organizadores utilizavam as informações para traçar um perfil, também em tempo real, das pessoas presentes no evento.

Na entrevista com o Gilberto Gil, por exemplo, o Twitter serviu como base para perguntas dos entrevistados (alguns o tempo todo com o celular na mão) e para lembrar o nome de uma pessoa que o Gil queria citar, com alguém da plateia enviando a informação para o Twitter do YouPix, em um telão ao lado do entrevistado. Esse formato de publicação no telão, aliás, de frente para a platéia, fez o público se divertir com seus próprios comentários sobre as “viagens” do entrevistado.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s