Quem te indicou?

Ouvi esses dias de um economista que o Brasil está passando de um modelo de contratação “indicado por quem” para um modelo de meritocracia, de valoração pelo trabalho feito, pelo estudo realizado, pelo empenho. Descobrir agora o site oDesk.com (em inglês) me fez repensar em como esse novo mercado de trabalho – que também inclui cada vez mais flexibilidade e uso de ferramentas online – já é uma realidade.

O site é uma plataforma de contratação de serviços pontuais e de grupos online de trabalho; é o contato entre quem precisa de gente para um serviço e quem se dispõe a fazê-lo.

Há serviços variados, como transcrição e tradução, design, TI, vendas e suporte administrativo.

Indivíduos ou grupos de todo o mundo que estejam procurando trabalho se inscrevem no site e decidem prazo e preço de seus serviços. Para quem contrata, a seleção dos profissionais pode ser feita baseada no histórico de trabalho, portfolio, pontuação em testes e no feedback dos usuários.

É o “Quem te indicou?” saindo do julgamento feito por um indivíduo – com suas motivações pessoais ao indicar alguém – para a repercussão de uma opinião coletiva. Muito mais justo, não?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s