Deficientes visuais na direção

Com o desenvolvimento de novas tecnologias – como sistemas de segurança com câmeras, radares e comunicação entre veículos – a possibilidade de portadores de deficiência visual dirigirem se torna mais próxima. “A tecnologia está progredindo tão rápido que eles talvez possam experimentar uma grande liberdade na direção dentro de 15 ou 20 anos”, diz Wolfgang Schneider, vice-presidente de Assuntos Legais, Governamentais e Ambientais da Ford Europa.

Genial isso, não? E o interessante é que essa possibilidade está dando os primeiros passos ouvindo o público-alvo. O projeto “Direção para Pessoas Portadoras de Deficiência Visual” da Ford Europa oferece uma volta de carro com o deficiente visual na direção, ao lado de um instrutor. Do feedbacks deles, a empresa pode investir em novas tecnologias, enquanto os deficientes visuais ganham maior noção de som e velocidade dos carros, o que os ajuda a se locomover pelas cidades.

E outra coisa, que quase nunca vejo ser divulgada: no Brasil, pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental ou autistas (e seus representantes legais) têm isenção de IPI e IOF, além de ICMS e IPVA (dependendo do Estado), na hora de adquirir um veículo. Isso pode resultar em até 25% de desconto sobre o valor total do automóvel.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s