Os e-mails importantes, e o resto

Novamente, esperto não é quem disponibiliza tudo na Internet, é quem seleciona o que importa.

Viu o Prioridades (Priority Inbox) do Gmail?

Tinha já falado aqui dos botões de maior e menor importância. Eles agora fazem parte de uma nova maneira de ler e-mails, com toda sua caixa de entrada podendo ser dividida em e-mails prioritários (Important) e demais (Anything else).

Assim como o Google, que analisa os links em que você clica para mostrar resultados mais próximos às suas escolhas nas buscas seguintes (tornando-se uma ferramenta personalizada sem nem percebermos isso), o Gmail também vai ficando melhor com o tempo na seleção correta das mensagens.
Além do usuário poder indicar quais mensagens têm maior ou menor importância, o Gmail prevê essa classificação lendo sinais como:

  • Para quem você envia mais e-mails
  • Quais mensagens você abre com maior frequência
  • Que palavras chaves mostram seus interesses (Por exemplo, se você sempre abre e-mails com a palavra “esportes”, novas mensagens que contenham essa palavra serão classificadas como mais importantes)
  • E o uso das estrelinhas e dos e-mails arquivados, mostrando que estes remetentes são mais importantes que os demais

A ideia pode ser útil para perdermos menos tempo com e-mails que não interessam e, também, para se observar como na Internet as ferramentas mais eficazes não são aquelas com um resultado definitivo, mas as que vão se definindo com o tempo, se moldando com cada usuário.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s