Como informar, como ajudar

Um exemplo perfeito de como a comunicação – mais ainda a comunicação texto-visual – pode fazer alguma diferença na sociedade. O The Information Blanket (Cobertor da Informação) é um produto criado pela agência BMB NYC para levar informação a pais de recém-nascidos em países com alto índice de mortalidade infantil.

A partir de um convite da UNICEF para participar da iniciativa global The Future of Health, a agência desenvolveu uma arte gráfica para ser impressa em cobertores, com informações básicas de cuidados com recém-nascidos, como a temperatura que indica febre, prazos para vacinação e número de amamentações diárias. Tudo explicado com poucas palavras e muitas imagens, já que grande parte das mães nesses países não são alfabetizadas.

Neste caso, um cobertor comunicou melhor que um folheto padrão:
1º Ele não será jogado fora, é um objeto útil
2º Está sempre à vista da mãe, fazendo ela rever as informações várias vezes por dia
3º Os elementos visuais impressos no próprio cobertor, como o gráfico de crescimento, já servem como “medidor”

No site do The Information Blanket tem links para quem quiser comprar ou doar os cobertores e informações da primeira viagem de entrega em Uganda, realizada no fim de maio.

Além do cunho social, achei um ótimo incentivo para comunicadores começarem a sair do pensamento “papel ou Internet” e enxergarem a quantidade de plataformas para informação que temos ao nosso dispor.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s