Quem inventou essa ideia?

O sucesso pode estar na criação de uma ideia genial, mas também em utilizar ideias que outros já inventaram, saber aplicá-las, melhorá-las. Às vezes ficamos tão obcecados por inventar algo novo, que esquecemos isso.

Estava procurando um perfil do Eduardo Saverin, o brasileiro co-fundador do Facebook, e fui parar nesse artigo, escrito por ele no site da CNBC. O que chamou a atenção – além do texto insistir na importância do capital intelectual e em que, hoje, qualquer pessoa pode ser um empreendedor – foi um detalhe dos textos da CNBC.

Toda vez que as notícias citam uma empresa, entre parênteses aparece o valor atual delas no mercado de ações e a variação no dia. Ao passar o mouse sobre a palavra, ainda aparece um gráfico com o histórico da ação nos últimos meses.


O uso de links nas palavras, como links de áudios nas aspas dos entrevistados, também não se vê nos sites de notícia brasileiros. A ideia, que usamos na reportagem multimídia Cafundó, não foi nossa, vimos e adaptamos de uma reportagem do site da faculdade de Berkeley, Califórnia. E ela não perdeu seu valor no projeto por causa disso.

Uma ideia simples, como a da CNBC, diferenciou o site das demais publicações focadas em economia; uma ideia como a que três anos atrás copiamos/adaptamos para a reportagem sobre o Cafundó, também já poderia ter sido utilizada em outros sites, melhorando ou completando a maneira de se passar uma informação.

Como mostra a própria história da fundação do Facebook, ideias nem sempre são tão originais quanto pensamos que elas são, mas servem para inspirar outras, serem aperfeiçoadas e render muito se bem utilizadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s