Como o americano, mas de graça

O primeiro jornal brasileiro feito especificamente para iPad foi lançado hoje: Brasil 247 (24 horas, 7 dias por semana). O lançamento vem apenas pouco mais de um mês após o primeiro jornal norte-americano para iPad, que falei aqui. O diferencial: o Brasil 247 é totalmente gratuito.

Destaque para uma matéria bacana sobre como as mídias sociais estão sendo utilizadas para auxiliar as vítimas do terremoto no Japão. Além de citar sites especiais criados na última semana, ela destacou o uso de mídias sociais na cobertura dos acontecimentos. O principal jornal japonês, por exemplo, teve, por decisão de seu editor, as notícias sobre o terremoto não mais publicadas no site, mas no perfil oficial do jornal no Facebook.

Aliás, tecnologia, astutamente, parece ser um dos pontos fortes do jornal.

Meu otimismo com lançamentos como o do Brasil 247  só é deixado de lado por algo que um curso de Magazine e Website Publishing me abriu os olhos: ter boas ideias de jornalismo em mídias sociais não é difícil, o difícil é bolar como elas se sustentarão. Conteúdo pago? Publicidade? Parcerias? O site do Brasil 247 tem poucos espaços para publicidade… pode ser que a versão em iPad tenha mais, não sei.

“Um desafio para as empresas jornalísticas é que boa parte das verbas publicitárias online, 48% , está relacionada à publicidade vinculada a buscas, e proporção pequena delas se destina às notícias”, frisa uma reportagem do próprio site, citando a pesquisa State of the News Media, do Pew Research Center.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s