O jornal como uma ponte para as mídias sociais

Um leitor padrão, no site da CNN, compartilha em média 13 notícias por semana e recebe outras 26 através de mídia social e e-mail. De todas as notícias compartilhadas, 43% são através de mídias sociais como Facebook, Twitter, YouTube e MySpace, mostra o POWNAR (Power of News and Recommendation), estudo internacional feito pela rede em agosto deste ano.

As empresas de comunicação, se debatendo sobre como ter lucro em meios digitais – “trocando dollar por pennies”, como D.B Scott tanto diz em aula – ainda têm muito o que explorar do potencial de alcance das notícias online.

Enquanto um leitor vai compartilhar seu jornal com, no máximo, mais duas ou três pessoas, um único internauta vai enviar a mesma notícia para os 350 amigos no Facebook e Twitter.

Nas agências de publicidade e nos departamentos de marketing de grandes empresas, não há dúvidas de que isso será cada vez mais bem remunerado.

Nas assessorias de imprensa, o resultado atingido em mídia social deveria ser relatado de forma muito mais importante ao cliente. Ou, pelo menos, simplesmente ser relatado, já que hoje isso raramente acontece.

Uma outra pesquisa, de junho desse ano, da Nielsen (empresa americana com foco em “measurement and information”), mostra que 22% do total de horas gastas na Internet é com mídias sociais e outros 42% lendo e/ou assistindo conteúdo.

Nada mais natural que redes sociais e conteúdo estejam tão – e cada vez mais – conectados. E que as empresas de comunicação, publicidade e assessorias abram os olhos pra lucrar, de verdade, com isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s