Das idéias para os gráficos para a ação

Transformar idéias mentais e números sobre o desenvolvimento mundial em dados gráficos e em informação visual.

Essa é a razão pela qual é publicado o Gapminder.org (em inglês), descrito como um “museu” moderno na Internet, com objetivo de incentivar um desenvolvimento global sustentável.

Criado em Estocolmo, em 2005, um de seus fundadores, Hans Rosling, já foi citado por Bill Gates como inspiração de suas fartas doações. Inspiração não pelos discursos ou conhecimento do professor, mas pelos gráficos que ele utiliza.

Os dados do Gapminder.org podem ser manipulados para se obter diversos indicadores sociais, comparando os números entre dois ou mais países e visualizando-os ao passar dos anos. Bom também para relacionar temas específicos, como o gráfico abaixo, alfabetização x emprego no mundo:

Olha só que maravilha: o Brasil, em 1980, atingiu o nível que os EUA tinha em 1930. Hoje, estamos só um pouquinho atrás de Cazaquistão e Kuwait, ali, coladinho, pra ultrapassar o Zimbábue…

—————————————————————————–

Na próxima semana, o documentário “200 Countries, 200 Years, 4 Minutes – The Joy of Stats”, baseado nos gráficos do GapMinder, será transmitido pela BBC, e já está disponível online:

Uma boa oportunidade para ver a força que os infográficos e o jornalismo visual podem ter na televisão (e  que a desigualdade nesse mundo vai de mal a pior).

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s