Seu próximo emprego

Change manager / Gerente de mudança . Essa é a aposta de Glen Hiemstra, autor do site futurist.com, para uma das 5 profissões mais requisitadas nos próximos 10 anos.

Dentro da área de TI, o título de “Change manager” é bem definido: administrar, implantar, monitorar projetos de mudança de tecnologia. Mas o que Hiemstra fala é de uma área de atuação bem mais ampla: consultores, professores, conselheiros, ajudando pessoas e instituições a mudar.

Mudar é cada vez mais inevitável para empresas e pessoas. E se adaptar a novas situações, tecnologias, modos de pensar, não é fácil para a maioria.

“Os profissionais bem-sucedidos de amanhã serão aqueles que saberão lidar com o instável”, diz o artigo Will We All Be Unemployed?, de Matthew Budman. “Pessoas acham o pensamento crítico difícil porque isso é uma mudança radical dos 20 anos que estudaram como resolver problemas bem estruturados. (…) Se você não consegue definir um problema com precisão as pessoas enlouquecem. Bem vindo ao mundo real. O jogo mudou. Os problemas mudam tão rápido quanto nós trabalhamos neles.”

As outras 4 profissões-aposta de Hiemstra são:

– Tecnologia de informação, engenheiros de comunicação e provedores de conteúdo e serviço; considerando que quase todos os cidadões no mundo terão um smartphone

– Cuidados da saúde. A população mundial está envelhecendo…

– Engenharia de energia, como parte de uma transição de 50 anos de combustíveis fósseis para uma nova era de fontes de energia

– Re-engenheiros urbanos (City re-imagineers), para lidar com cidades em constante crescimento e em como elas continuarão abrigando mais pessoas, negócios e serviços de uma maneira sustentável

Todas essas profissões, por sinal, estão de alguma maneira relacionadas à transformação… Adeus, Estabilidade! Bem-vindo nosso poder de adaptação.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s