Melhor ter audiência ou participação?

O que indica o sucesso de um jornal online: número total de leitores ou número de comentários publicados por eles? Dá mais resultado uma promoção que incentive os clientes a criarem vídeos sobre um produto ou que os incentive a apenas assistir um vídeo genialmente criado pela empresa?

Fiquei discutindo isso comigo mesma depois de ler o blog de Robert Pratten, consultor e criador de conteúdo transmídia (o que raios é isso, Ju?).

O que ele destaca é que há vários graus de participação da audiência, de “fazer algo”, como clicar em um link, a “criar algo”, como remixar um vídeo. E que, inevitavelmente, a grande maioria do público ficará com a primeira opção.

No geral, o pensamento é que aquelas pessoas que colocam um maior esforço em algo, produzindo conteúdo, estão mais envolvidas com o produto/empresa em questão. E a resposta de Pratten é: “Well, yes and no”.

“Isso depende de cada indivíduo. Não são todos que se sentem aptos a remixar videos ou contribuir com conteúdo, ainda assim, estes podem ser fortes defensores de uma idéia – falando a amigos, família e estranhos que eles deveriam ver esse conteúdo. Certamente, essa é uma audiência participante, não?”

Uma pesquisa feita pela Forrester Research identificou quatro medidas de participação na mídia: envolvimento, interação, intimidade (identificação com o tema) e influência. Para criações transmídia (e acredito eu que para o jornalismo em geral), “a afeição e afinidade das pessoas vai mostrar o que elas dizem e como se sentem sobre algo”.

Além do mais, as pessoas tem cada vez menos tempo ocioso. É controverso, mas, em tempos que a interatividade se impõe como obrigatória, participar dá trabalho e aquilo que fizer o público gastar menos tempo, ganha.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s