O poder de ignorar

Ignorar: uma das mais valiosas experiências que produtores de conteúdo online podem levar ao leitor.

Explico, com dois exemplos que me deparei hoje:
1º Reportagem multimídia do NYTimes.com, “Anatomy of a Scene: ‘Carlos’”:

A interatividade – e novidade – dessa reportagem está justamente na escolha que o leitor pode fazer para ouvir a resenha do jornalista (rolando a barrinha para Scott’s analysis) ou simplesmente ignorar os comentários  e ouvir os trechos escolhidos do filme (rolando a barra para Scene studio).

É possível ouvir apenas partes dos comentários ou sobrepor filme e análise, com o destaque no som que o leitor preferir.

2º Explicação do editor online da Toronto Life,  Matthew Fox, sobre como o Twitter da revista está captando seguidores que não necessariamente acessavam o site da revista:

“Ao publicar no microblog as reportagens da revista (algumas por dia, durante todo o mês da edição) cria-se a oportunidade do leitor ter um acesso direto aos conteúdos, selecioná-los e…  ignorar boa parte deles.”

Ele acredita que esse foi um fator importante para atrair os 60 mil seguidores que o Twitter da revista conquistou em 6 meses (lembrando que estamos falando de Toronto, 2,5 milhões de habitantes; não São Paulo, com seus mais de 11 milhões).

>> Outro fato exposto pelo jornalista: o tempo médio de permanência do leitor por página na Internet é de 15 segundos. Ou seja, quando navegamos estamos ignorando praticamente todo o conteúdo das páginas que acessamos. Ignorando… ou focando, como preferir chamar.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O poder de ignorar

  1. Daniel

    Como eu gostaria de me interessar e me importar com o jornalismo como você, chuinf! Mas tudo que eu li no texto foi: pobreza, pobreza, pobreza, haha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s