Papéis virtuais

A reportagem especial “E o verbo se fez vida”, do JC Online é um livro virtual sobre a leitura no Brasil. Dividido em capítulos, à semelhança de um livro visto no papel, traz histórias, pesquisas, informações… ou seja, tudo que uma extensa reportagem sobre o tema deveria ter – e que muito dificilmente teria espaço (e leitores) se fosse apenas um bloco de texto no jornal.

Além da narrativa principal, um link leva o leitor para participar de pesquisa sobre hábitos de leitura (web 2.0…  alimentando a reportagem constantemente) e para uma seção de leituras na web, com links de instituições ligadas ao tema e de documentos para download.

Faltaram alguns elementos que poderiam ter sido pensados desde o início para esse formato: não vi vídeos, apenas uma entrevista em áudio disponibilizada entre os textos e a pesquisa sobre leitura, nas “páginas” finais, virariam ótimos infográficos em flash. Mas quantos artigos científicos, teses de mestrado e pesquisas importantes não seriam bem mais acessíveis ao leitor se fossem transformados em reportagens especiais como essa?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s