Jornalistas visuais

“A infografia não é arte; a infografia é um ramo do jornalismo que usa a arte tomando emprestadas ferramentas do design gráfco, da ilustração, da cartografa, da estatística e de muitas outras disciplinas. Pois o objetivo central da infografia não é fazer as páginas ou os sites mais atrativos. É comunicar informação de um jeito confiável e bem contrastado.” – Alberto Cairo, professor de gráfcos de informação e multimídia na Escola de Jornalismo da Universidade da Carolina do Norte, em texto publicado no material impresso da 3ª Mostra Nacional de Infografia.

O infográfico abaixo é uma representação de como os países foram afetados pela crise, feito por Rubens Paiva, para O Estado de S.Paulo (uma breve explicação da produção desse infográfico e outros trabalhos dele estão no Flickr do jornalista).

Infografico de Rubens Paiva para ilustrar a crise econômica

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Jornalistas visuais

  1. Eu acho que a arte pode informar também. O amigo cairia numa discussão eterna sobre o que é arte. Não é só beleza…nem necessariamente beleza.
    Eu adorei esse infográfico!!!

  2. Larissa

    Curti a idéia do infográfico pq é diferente, mto criativa, mas pro público que está lendo uma revista pra obter informação, sinto que ela mais atrapalha do que ajuda, vc fica um tempão pra entender o que o infográfico quer dizer. Não curtiii rs

    • julianatonello

      Mas é aí que ela é diferente das outras. Ela não dá números prontos, não é 100% objetiva. O que também é um risco, pq tem uma carga de valores do autor, que não estava na notícia… mas ainda assim acho bastante válido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s