Adote a colaboração

De uma tradução ao incentivo da cidadania. Google Docs, Wikis e Blogs estão colaborando para isso. E para tornar algumas tarefas mais práticas.

O projeto Adote um Vereador utiliza a ferramenta Wiki para organizar um levantamento coletivo do que tem sido feito pelos vereadores eleitos. Você cria um blog para divulgar o trabalho do vereador adotado e divulga o link na página Wiki, junto ao seu nome. Em SP, 78% dos vereadores já foram “adotados”.

Já Juliano Spyer utilizou seu blog Não Zero para convidar os visitantes a colaborarem na tradução de um artigo, que ele julgou, pelo número de pessoas interessadas no assunto e pelo esforço para uma pessoa traduzir sozinha, que não sairia do inglês.

O texto foi para o Google Docs. Cada tradutor adotou simultaneamente seu parágrafo e o resultado final do artigo Old Growth Media And The Future Of News, de Steven Johnson, está aberto para quem quiser ler.

Claro que tem várias questões atrás disso. Você confia que a tradução tenha sido 100% correta, não estará lendo nenhuma informação distorcida? E se o blog (ou “os blogs”) que acompanham um vereador tiver certa proximidade com ele, ou mesmo uma opinião diferente da sua quanto àquele partido? A divulgação pelo Wiki/Google Docs dará conta de garantir a isenção? Ainda assim, inegável quão interessantes foram essas idéias.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s